Como é feita a angioplastia coronariana ?

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

- A angioplastia coronariana ( AC ) é realizada em um laboratório de hemodinâmica , local que dispõem de todos os recursos para que o procedimento transcorra da forma mais segura possível. A equipe que realiza a AC costuma ser constituída de três pessoas : um médico cardiologista ( chamado de hemodinamicista ) , uma enfermeira especializada e um técnico. A AC poderá ser realizada apenas com uma leve sedação ou com uma anestesia geral , de curta duração. O tempo de realização do procedimento é variável , podendo ser de cerca de 30 minutos ou superior a uma ou até duas horas, principalmente se são realizadas mais do que uma AC , no mesmo momento .

- A AC é iniciada com a punção de uma grande artéria periférica, em geral a artéria radial ( localizada no membro superior ) ou a artéria femoral ( localizada no membro inferior ) , através de uma agulha calibrosa . Em seguida, um fio guia de metal é inserido através da agulha e introduzido no sistema arterial, até atingir a aorta e, finalmente, a artéria coronária obstruída pela placa de ateroma. Um cateter com um balão em sua extremidade é passado sobre o fio-guia até atingir o ponto exato da obstrução . Em seguida, o balão é insuflado sob alta pressão , por alguns segundos , destruindo a placa de ateroma . A insuflação e a deflação podem ser repetidas várias vezes , até que se obtenha uma desobstrução adequada da artéria coronária.

- Na maioria dos casos de AC são liberados stents coronarianos , exatamente no ponto em que artéria está obstruída . Os stents são estruturas metálicas que ficam encravadas na parede da artéria.

- Após uma AC eletiva , o paciente costuma permanecer 24 horas internado , visando monitorar possíveis complicações relacionadas ao procedimento. Em casos de AC emergencial , a gravidade do quadro clínico apresentado pelo paciente é que determinará o seu tempo de internação.