Síndrome metabólica

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

1- O que é a síndrome metabólica ( SM ) ?

A síndrome metabólica ( SM ) é um transtorno complexo , caracterizado por um agrupamento de fatores de risco cardiovasculares, relacionados com resistência a ação da insulina ( hormônio quem permite a entrada do açúcar na célula ) e obesidade central ( acúmulo de gordura na parte superior do corpo e no interior da cavidade abdominal ). A SM é uma doença típica do homem moderno , que ingere mais calorias do que necessita e , faz pouca atividade física. É importante assinalar a associação da SM com doença cardiovascular, aumentando o risco de morte por doença cardiovascular em 3 vezes.

2- Diagnóstico:

Para o diagnóstico da síndrome metabólica ( SM ) , a diretriz brasileira de SM sugeriu que os indivíduos portadores de três ou mais dos seguintes critérios devam ser considerados como portadores de SM:

- Obesidade abdominal (visceral), medida ao nível médio do abdômen: cintura > 102 cm em homens e > 88 cm em mulheres.

- Hipertrigliceridemia ( triglicerídeos elevados ) : > 150 mg/dL - HDL colesterol: < 40 mg/dL em homens e < 50 mg/dL em mulheres.

- Pressão arterial: > 130/85 mmHg.

- Glicemia de jejum: > 110 mg/dL ( podendo chegar até um nível de diabete melito ).

Recentemente, a Associação Americana de Diabetes sugeriu que os valores de normalidade para glicemia de jejum fossem reduzidos para , no máximo, 99 mg/dL, sendo possível que esse critério seja adotado também para SM em uma próxima diretriz . A International Diabetes Federation (IDF, www.idf.org, maio 2005), sugeriu como critérios:

- Obesidade central : cujos limites possa variar conforme a etnia. Assim para europeus sugeriu para medida da circunferencia da cintura os valores de 94cm para homens e 80cm para mulheres ( valores a serem adotados no Brasil ), para asiáticos 90 e 80cm e para japoneses 85 e 90cm respectivamente homens e mulheres.

- Triglicerídeos: > 150 mg/dL ou estar em tratamento específico para excesso de triglicerídeos.

- HDL colesterol ( "bom" colesterol ) : < 40 mg/dL em homens e < 50 mg/dL em mulheres ou estar em tratamento específico para baixos níveis de HDL colesterol.

- Pressão arterial: > 130/85 mmHg ou estar em tratamento de hipertensão arterial diagnosticada previamente.

- Glicemia de jejum: > 100mg/dL ou diabete melito do tipo 2 diagnosticado previamente.

Outros achados clínicos e laboratoriais tem sido associados a SM: síndrome de ovário policístico, acanthosis nigrican, doença hepática gordurosa não causada pelo álcool ( esteatose hepática ou "fígado gorduroso" ) , microalbuminúria ( perda de proteínas na urina ) , estados pró-trombóticos ( que predispõem a formação de trombos e coágulos ) , estados pró-inflamatórios ( que predispõem a inflamação ) e de disfunção endotelial ( alteração das funções do revetimento interno dos vasos , fato que predispõe a formação de placas de gordura nas artérias ).

3- Tratamento:

A síndrome metabólica ( SM ) deverá ser tratada com mudanças de hábitos alimentares , atividade física e , principalmente , perda de peso ( leia as páginas sobre obesidade e emagrecimento e exercícios físicos e obesidade). A eliminação de 10% do peso diminui em 30% a concentração de gordura no interior do abdômen ( obesidade visceral ). Medicamentos para ajudar na perda de peso , para controlar a pressão arterial , para normalizar as alterações dos níveis de gordura e açúcar no sangue , também poderão ser necessários. Eventualmente os portadores de SM com obesidade significativa ( índice de massa corporal ou IMC = peso / altura X altura maior que 40 ou maior que 35 com complicações decorrentes da obesidade ) , poderão ser candidatos a cirurgia de redução do estômago ( cirurgia bariátrica ).