Tilt-test

Este e outros assuntos disponíveis na integra no Portal do Coração

1- O que o teste de inclinação ou tilt-test ?

O tilt-test ( TT ) é um exame que avalia o comportamento do ritmo cardíaco e da pressão arterial em resposta a uma variação da postura corporal . O aparecimento de sintomas decorrentes destas variações posturais como mal estar , palpitações , tonturas ou desmaio, também serão avaliados durante o exame . O TT é o exame específico para o diagnóstico da síncope vaso-vagal ou neurocardiogênica , que é a principal causa de desmaio em pessoas sem doença cardíaca.

2- Quais as orientações para a realização de um TT?

- É necessário jejum de pelo menos 6 horas.

- Alguns medicamentos como os betabloqueadores e diuréticos poderão ser suspensos antes do exame. A orientação sobre quais as medicações e por quanto tempo estas deverão ser suspensas antes do exame , poderá ser fornecida pelo médico assistente ou pela secretária responsável pela marcação e orientação do exame.

- A duração do exame é cerca de uma hora e, após o termino deste , o paciente poderá ir embora do local dirigindo.

3- Como é feito o TT?

- O TT deverá ser realizado em uma clínica ou hospital que disponha de todo o equipamento necessário : aparelho de medir a pressão arterial , monitor do ritmo cardíaco , eletrocardiógrafo , maca própria para TT , medicamentos , etc... A presença de um médico e um assistente durante todo o exame, é imprescindível. O TT pode ser realizado em até 3 etapas.

- Inicialmente o paciente permanecerá deitado em uma maca em decúbito dorsal ( de barriga para cima ) , sem nenhuma inclinação , por um período de 5 a 15 minutos. Nesta etapa é realizada a medida da pressão arterial e o registro eletrocardiográfico.

- Na segunda etapa , o paciente será inclinado na maca , por um período de até 45 minutos. Durante todo o tempo, o ritmo cardíaco será monitorado e a pressão arterial medida. O aparecimento de alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial , bem como o aparecimento de sintomas decorrentes destas , poderão ser suficientes para a interrupção do exame. Não é necessário que o paciente tenha um desmaio para que o exame seja interrompido.

- Caso nenhuma alteração tenha sido identificada na segunda etapa , será realizado uma terceira , chamada de " teste sensibilizado" , através do de um medicamento. Com o paciente ainda inclinado , será administrado um vasodilatador sublingual , que facilitará o aparecimento das alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Esta etapa pode durar até 15 minutos. Não havendo nenhuma alteração após este período , o TT será considerado como normal.

4- Quais as indicações do TT?

- Investigação de desmaios ( perda súbita da consciência acompanhada por alteração da postura corporal ) , em especial , a suspeita de síncope vaso-vagal ou neurocardiogênica.

- Com o objetivo de diferenciar desmaio seguido de convulsão da crise convulsiva por epilepsia.

- Quedas recorrentes sem causa aparente , principalmente em idosos.

- Para investigar tonturas ou pré-desmaio ( lipotímia ).

- Avaliação de tratamento para desmaios .

5- Existem complicações decorrentes da realização de um TT?

O TT é um exame muito seguro. Em alguns pacientes , as alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial poderão ser mais duradouras , podendo ocasionar um sensação de mal estar , tonturas e náuseas. Raramente poderá ocorrer uma crise convulsiva ( pela queda da pressão arterial e diminuição de circulação do sangue até o cérebro ) , no entanto , esta crise não costuma apresentar gravidade.